segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Engenheiro Elétrico ou Engenheiro Eletricista???

Bom, sabemos que MUITA, mas muita gente sai por ai falando que tem que procurar um "Engenheiro Elétrico", ou que quer ser um desses algum dia. Até então, para quem também não sabe, passa despercebido, mas para o profissional da área fica todo aquele sentimento de angústia e aquela vontade de gritar "Engenheiro Elétrico NÃO, sou um Engenheiro ELETRICISTA!!". Isso mesmo, o correto, mesmo que soe um pouco mais estranho do que deveria, é Engenheiro Eletricista.



O que causa o desconforto é como a palavra "elétrico" é vista literalmente... As pessoas sentem que tal palavra atribui a elas uma característica da 'possibilidade de dar choque', o que é correto por um lado, mas para TUDO há contradições, não é? Algumas pessoas dizem que não faz diferença, logo que outros profissionais são atribuídos justamente como Engenheiros Mecânicos ou Engenheiros Eletrônicos. Um artigo publicado pela Revista Veja utiliza a mesma linha de pensamento e cita exemplos que também seriam estranhos se fossem levados tão a sério como no caso da Engenharia Elétrica:


"Na mesma linha, acrescente-se que, a não ser em casos de literalismo terminal, não passa pela cabeça de ninguém que o gerente financeiro seja feito de cifrõeso físico nuclear seja radioativo, oprogramador visual precise se vestir de forma chamativa (embora muitas vezes o faça), o jornalista esportivo seja um atleta e o guarda florestal corra risco de desmatamento."



Por fim, o objetivo não é criar um movimento para modificar a ideia das pessoas a respeito da atribuição de alguém que recebe o diploma de Engenharia Elétrica, e sim mostrar a maneira correta de tratá-los: procure por um Engenheiro Eletricista, e não por um elétrico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário