Planejamento é o primeiro passo da filosofia de gerenciamento de projetos no planejamento, organização e controle da execução dos projetos. Planejamento do projeto e cronograma do projeto são duas funções separadas e distinta na gestão do projeto. Aqui, vamos aprender sobre a fase de planejamento do gerenciamento de projetos.
O planejamento do projeto é a função em que os gerentes de projeto e construção e seus membros chave da equipe preparam o plano diretor. Então este plano é colocado em cronograma de agendamento de pessoas que é chamado de cronograma do projeto. O planejamento do projeto é em grande parte responsável pelo sucesso ou fracasso desse projeto.
Definição de Planejamento:
O planejamento é uma ponte entre as experiências dos projetos anteriores e as ações propostas, que produz resultados favoráveis no futuro. Pode também ser dito que é uma precaução, através da qual se pode reduzir os efeitos indesejáveis ou acontecimentos inesperados e eliminando assim desencontros, desperdício e perda de eficiência. O planejamento envolve a determinação prévia, especificação de fatores, forças, efeitos e relações necessárias para alcançar os objetivos desejados.
Filosofia de Planejamento:
O planejamento deve ser feito de forma lógica, completa e honesta para se ter chances de sucesso. As experiências anteriores de projetos fornece a lógica de planejamento básico. Então diferença entre projetos anteriores e projetos atuais devem ser conhecidos para fazer quaisquer características excepcionais na lógica do planejamento básico.Essas diferenças podem ser uma exigência incomum do cliente, localizações fora do caminho, potenciais fatores de retardamento externos ou internos etc. Estes problemas potenciais terão de ser resolvidos a fim de reduzir os efeitos negativos no preparo de um planejamento de projeto e, posteriormente, a programação do projeto. Forneça a cada aspecto do planejamento uma entrada com análise individual a partir das experiências passadas e dos especialistas.
Tipos de Planejamento :
Existem vários tipos de planejamento do projeto. Os três principais tipos de planejamento do projeto de construção são:
1. Planejamento estratégico: trata-se da seleção de alto nível dos objetivos do projeto.
2. Planejamento operacional : trata-se do planejamento detalhado necessário para cumprir os objetivos estratégicos
3. Programação :coloca o plano operacional detalhado em uma escala de tempo definido pelos objetivos estratégicos.
O planejamento estratégico é feito pelos planejadores corporativos do proprietário. Neste eles decidem qual projeto construir e qual a data de conclusão para atender os objetivos do proprietário do projeto. As equipes de construção formulam o plano de execução de construção mestre dentro das orientações definidas nos planos estratégicos e de contratação.
Planejamento Operacional :
Planejamento operacional é feito pelas equipes de construção . Eles fazem algumas perguntas antes de elaborar o plano operacional do projeto. Elas são:
- Será que o plano operacional cumpre a meta do planejamento estratégico ?
- Os recursos e serviços de construção disponíveis dentro da empresa são suficientes para atender os objetivos do projeto ?
- Qual é o impacto do novo projeto sobre a carga de trabalho existente?
- Onde vamos obter os recursos para lidar com qualquer sobrecarga ?
- Quais são as políticas da empresa que podem impedir o plano de cumprir a meta ?
- Geralmente há equipamentos ou materiais de muito tempo de entrega envolvidos ?
- Os conceitos e a concepção do projeto estão firmemente estabelecidos e prontos para iniciar a construção ?
- O plano de contratação original ainda é válido?
- Será que vai ser mais econômico usar uma abordagem de programação rápida ?
Todas essas perguntas são respondidas na elaboração do plano diretor da construção antes de programação detalhada do projeto.
O que é o Plano Diretor de Construção?
Um plano de construção aborda como o projeto será planejado, organizado e as principais atividades de trabalho a serem controladas para atender os objetivos de terminar o trabalho no prazo, dentro do orçamento e conforme o especificado.
O Plano de contratação é a principal consideração na elaboração do plano diretor da construção, que responde a um monte de questões. Questões relacionadas ao governo e a contenção social, recursos para construção, políticas do proprietário ou requisitos legais, exigência contratual que afeta o plano diretor e não são respondidas através do plano de contratação. As respostas a estas questões devem ser encontrada durante o desenvolvimento do plano de execução do projeto.
O Plano de execução do projeto deve ser revisto e a avaliação deve ser feita conforme o trabalho progride. Pequenas variações são comuns, mas mudanças importantes devem ser considerados com extrema cautela.
O plano mestre do projeto de construção deve estar concluído e aprovado, depois que o plano de tempo (cronograma), plano de orçamento e plano de recursos sejam realizados
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